Registos III: First light / Lançamento online e conchas vazias

Branding

Até hoje tinham sido só conversas informais, esboços e planos. Tudo virtual.
A partir de agora, tudo “isto” já tem um nome oficial e uma presença online:
“Desafio 10 Milhões” (ou “Desafio 10M”).

Registos / Configuração

Demoro 5 dias (!) a registar e activar a marca no INPI, FCCN, blogs e nas redes sociais mais importantes. Os domínios .pt e .com registados estão “parqueados”: não conduzem (ainda) a nenhum site. Os perfis nas redes sociais estão “vazios”: sem detalhes nem “amigos/followers“.

Passados 10 dias registo também os domínios .org. Afinal de contas o “Desafio 10 Milhões” é uma organização sem fins lucrativos. Faz sentido registar os .org :-) Até faz mais sentido do que usar os .com

Tudo isto será configurado dentro de semanas, pouco antes do lançamento da 1ª versão (viral) do site oficial. Nessa altura, será decidido que domínios e perfis usar.

Contagem decrescente

Daqui a 11 meses, inauguramos o Poster Solidário Mais Comprido do Mundo.
A 10 de Junho de 2010, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

___

Branding: Registo de marcas

Registo das duas marcas no INPIwww.inpi.pt

  • “Desafio 10 Milhões” e “Desafio 10M”, nas classes 41 (eventos) e 16 (livros)
  • €120 cada marca = €90 + €30 (pelas 2 classes), validade de 10 anos
  • após a publicação no Boletim do INPI (daqui a 1 ou 2 meses), terei que pagar mais €25 por marca (taxa de registo)
  • pago o montante no Multibanco, pois as referências parecem dar problemas na Caixa Directa (o homebanking da CGD)

Registo dos dois domínios “.pt” na FCCN www.dns.pt

  • “desafio10milhoes.pt” e “desafio10m.pt”
  • €54 por domínio .pt, válido por 3 anos
  • por engano, pago um via Multibanco (mais lento), o outro pago com Visa (isto é, MBNet :-)

Registo dos dois domínios “.org” e “.com” na NameCheap www.namecheap.com

  • “desafio10milhoes.org” e “desafio10m.org”
  • “desafio10milhoes.com” e “desafio10m.com”
  • $9.69 = €7 por domínio .org ou .com / ano
  • não consigo pagar com o MBNet via PayPal: não reconhece o nº do cartão (?)
  • então, uso o MBNet para “carregar créditos” na NameCheap, e pago com esses créditos: é menos linear, mas funciona :-)

Branding: Registo de perfil em blogs e redes sociais
Estabelecimento da identidade online

  • redes sociais
    Twitter, Facebook, MySpace, hi5, Habbo, Orkut, Ning, Flickr, YouTube, Vimeo
  • redes sociais: agregadores
    Friendster, Bebo
  • blogs
    Blogger, WordPress
  • identidades/emails
    Google Accounts, Yahoo ID, Windows Live ID
  • hosting
    Google Sites, Windows Live Spaces
  • comunicações/IM (instant messaging)
    Skype, Windows Live Messenger
  • trabalho cooperativo
    Zoho Projects
    (gostava de usar o Basecamp – www.basecamphq.com – mas é pago…)

Branding: Registos desnecessários

Não foi feito o registo do Desafio em determinadas redes por não fazer sentido:

  • nos sites de social bookmarking (Delicious, Digg, StumbleUpon, …)
    pois não vamos propôr/promover links para conteúdos online
  • nos sites de redes profissionais (LinkedIn, StarTracker, …)
    pois essas redes baseiam-se em perfis pessoais, e não de organizações

Pagamentos online: MBNet vs Visa

Faço todos os pagamentos Visa usando o site MBNetwww.mbnet.pt
Como usa o conceito de “cartão temporário” é mais seguro para pagamentos online ;-) Uso há vários anos e recomendo. Trouble free!

2009.07.10: Lançamento OnlineBranding:
Até hoje tinham sido só conversas informais, esboços e planos. Tudo virtual.
A partir de agora, tudo “isto” já tem um nome e uma presença online:
“Desafio 10 Milhões” (ou “Desafio 10M”).Daqui a 11 meses, inauguramos o Poster Solidário Mais Comprido do Mundo.
A 10 de Junho de 2010, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_PortugalDicas:
Branding: Registo de marca
Demorei 5 dias a registar a marca no INPI, FCCN, blogs e redes sociais:
– Registo das duas marcas no INPI – www.inpi.pt:
“Desafio 10 Milhões” e “Desafio 10M”, nas classes 41 (eventos) e 16 (livros)
€120 cada marca = €90 + €30 (pelas 2 classes), validade de 10 anos
após a publicação no Boletim do INPI (daqui a 1 ou 2 meses), terei que pagar mais €25 por marca (taxa de registo)
pago o montante no Multibanco, pois as referências parecem dar problemas na Caixa Directa (o homebanking da CGD)
– Registo dos dois domínios .pt na FCCN – www.dns.pt:
desafio10milhoes.pt” e “desafio10m.pt
€54 por domínio .pt, válido por 3 anos
por engano, pago um via Multibanco (mais lento), o outro pago com Visa
– Registo dos dois domínios .com na americana NameCheap – www.namecheap.com:
desafio10milhoes.com” e “desafio10m.com
$9.69 = €7 por domínio .com ano
não consigo pagar com o MBNet via PayPal: não reconhece o nº do cartão (?)
então, uso o mesmo MBNet para “carregar créditos” na NameCheap, e uso-os para pagar
menos linear, mas funciona :-)

Branding: Registo de perfil em blogs e redes sociais / Estabelecimento da identidade online
– Registo do utilizador “Desafio 10 Milhões” (nick: “Desafio10M”) nas redes sociais mais improtantes:
Twitter, Facebook, MySpace, hi5, Flickr, YouTube, Vimeo, (* completar*) …
– Registo de blogs “Desafio10M”:
Blogger, WordPress

Branding: Registos desnecessários:
Não foi feito o registo do Desafio em determinadas redes por não fazer sentido:
– nos sites de social bookmarking (Delicious, Digg, StumbleUpon, …) pois não vamos propôr/promover links para conteúdos online
– nos sites de redes profissionais (LinkedIn, StarTracker, …) pois essas redes baseiam-se em perfis pessoais, e não de organizações

Domínios DNS / Perfis: “Conchas” vazias
Os domínios registados estão “parqueados”: não conduzem (ainda) a nenhum site
Os perfis nas redes sociais estão “vazios”: não têm detalhes nenhum, nem “amigos/followers”.
Tudo será configurado dentro de semanas, pouco antes do lançamento da 1ª versão (viral) do site oficial.

Pagamentos online:
Faço todos os pagamentos Visa usando o site MBNet: como usa o conceito de “cartão temporário” é mais seguro para pagamentos online ;-)

0 Responses to “Registos III: First light / Lançamento online e conchas vazias”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgar este blog

Bookmark and Share

Apoios

Ruído Visual (Design/Branding)

Comentários Recentes

Arquivos

Estatísticas

  • 1,857 visitas

Twingly BlogRank

Twingly BlogRank

%d bloggers like this: