Big Brother is watching you / Monitorização

Monitorização online / Alertas

Para tentar perceber a “visibilidade online” de um site é possível usar serviços de monitorização.
Esses serviços percorrem regularmente a web (ou partes dela) fazendo pesquisas por palavras-chave (“keywords”), endereços web (“URLs”), etc.

Hoje configurei dois serviços para “monitorar” novidades relativas ao “Desafio 10 Milhões”:

  • o Google Alerts (para “vasculhar” a web, diariamente), e
  • o TweetBeep (para “espiolhar” o Twitter, de hora a hora)

O Google Alerts vai monitorar 8 palavras-chave, e 26 (!) links.
O TweetBeep vai monitorar 5 palavras-chave (de um máximo de 10). Como a monitorização de links é paga ($3/mês), passamos sem ela. Isto é um projecto ultra “low-cost” ;-)

Podia ter activado a monitorização no Scribd (de publicação/partilha de documentos), mas não me parece relevante.

Frequência / Information overload

Para evitar sobrecarga de alertas, a frequência da monitorização pode ser ajustada a qualquer momento, consoante a visibilidade do projecto.
Em momento de “pico” de visibilidade (ex: artigos nos media, entrevistas na TV, tweets e retweets por opinion-makers, links em blogs da “A-List”, …) pode ser necessário ou conveniente diminuir a frequência.

Gestão/arquivo automático dos alertas

A gestão dos alertas (habitualmente via email) pode também ser facilitada criando regras/filtros nos programas de email/webmail. Estes emails podem ser arquivados automaticamente numa pasta específica ou “marcados” com etiquetas (“tags”) específicas.

Calendarização

Esta é uma tarefa de administração de sites que se deve fazer cedo (logo no arranque do projecto), para perceber a evolução/adesão/impacto online.
Apesar destes serviços gratuitos não serem 100% fiáveis ou exaustivos, é melhor do que não usar nada ;-) LOL

___

Monitorização: Configuração

Ser flexível/criativo e monitorar várias hipóteses, incluindo:

  • variações ortográficas: acentos, cedilhas, singular/plural, …
  • com/sem espaços
  • antecipando erros (!) ortográficos: “u/o”, “s/z”, com/sem “h”, à/á/há, …
  • com/sem prefixos nos links: “http://”, “www.”, …

Case study: Monitorização do “Desafio 10 Milhões”

Google Alerts

Por palavra-chave:

  • desafio 10 milhões
  • “desafio 10 milhões”
  • desafio 10 milhoes
  • “desafio 10 milhoes”
  • desafio 10m
  • “desafio 10m”
  • desafio10m
  • d10m

Por link:

TweetBeep

Por frase-exacta:

  • desafio 10 milhões
  • desafio 10 milhoes
  • desafio 10m
  • desafio10m
  • d10m

0 Responses to “Big Brother is watching you / Monitorização”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgar este blog

Bookmark and Share

Apoios

Ruído Visual (Design/Branding)

Comentários Recentes

Arquivos

Estatísticas

  • 1,857 visitas

Twingly BlogRank

Twingly BlogRank

%d bloggers like this: