Ebook do “Making Of”

Blogs: Navegação / Usabilidade

Desde o lançamento do blog “Making Of” do “Desafio 10 Milhões” que algo me incomoda: é difícil tentar ler no ecrã vários posts seguidos num blog deste género (tipo “livro”)…

O WordPress e outras plataformas de “blogging” obrigam a usar três (!) técnicas diferentes para navegar nos “posts” arquivados:

  1. seleccionar o mês pretendido (na secção lateral “Arquivos”)
  2. seleccionar a página pretendida (usando os links “Página Seguinte” e “Página Anterior” no rodapé)
  3. ao localizar o post pretendido, pode ainda ser necessário usar um link “Continue a ler…” para prosseguir a leitura num post longo

O resultado é óbvio! Só os mais persistentes e determinados conseguem ler online os posts de um blog por ordem cronológica…

É aí que entram os ebooks em acção! ;-)
Um ficheiro .pdf para Acrobat Reader é uma alternativa simples e eficaz para evitar a cansativa navegação cronológica nos arquivos de um blog.

Making Of: Ebook

Objectivos da produção e distribuição do ebook:

  • permitir a leitura “confortável” do blog
  • rentabilizar o esforço de publicação
  • aumentar o interesse no projecto e a sua visibilidade online
  • incentivar/facilitar a distribuição viral do ebook (via ficheiro) e a divulgação do URL do blog

Quanto à produção gráfica (ainda sem logótipo oficial), pretende-se formatar o texto só o suficiente para fazer um trabalho “competente”, que cumpra o objectivo :-)

Ou seja, um ebook simples mas não simplista ;-)

Clique aqui para… Fazer o download do ebook

Distribuição / Divulgação viral

O ebook pode ser um mecanismo interessante e mais eficaz de divulgação viral do blog (logo, do projecto “Desafio 10 Milhões”, que é o objectivo principal! :-)

A divulgação do ficheiro .pdf via email (como anexo ou como link para download) é, neste contexto, mais interessante do que somente convidar a visitar o blog, cuja leitura é difícil excepto para os posts recentes, visíveis na página de entrada do blog.

Ebook: Produção

Tomada a decisão de avançar com a produção do ebook, decidi pedir ajuda ao meu amigo Pedro P., também informático, para a compilação inicial dos 60 posts (!) já publicados.

Blog: Índice

Para facilitar a tarefa ao Pedro e melhorar o blog, preparo uma nova secção “Índice”, com a lista dos posts disponíveis (com datas e separados por meses).

Copiar & Colar

A tarefa de copiar os posts do blog e colar num documento de Microsoft Word 2007 foi directa, simples e fiável usando a técnica de “copiar/colar” tradicional.
Tinha posto a hipótese de ser necessário “limpar” os posts antes de “copiar” (usando, por exemplo, o plugin “Aardvark” no browser Firefox), mas felizmente não foi necessário.

Seleccionando desde o título do post até ao fim do texto do post resulta perfeitamente. O “copiar/colar” para o Word mantém razoavelmente a formatação do texto, as imagens e os (essenciais!) links.

Teste preliminar / Dry run

Fazemos um teste:

  • o Pedro inicia a compilação em Word com os três primeiros posts
  • envia-me o ficheiro .docx por email
  • faço-lhes algumas sugestões simples de formatação relativamente ao estilo dos títulos e quebras de página
  • “fogo à peça!”: ele avança para a compilação dos 60 posts

Isto passou-se ontem. Não tenho de esperar muito.
Hoje recebo a “encomenda” por email ;-)
O trabalho do Pedro parece excelente!!! Avanço entusiasmado :-)

Pós-Produção

Ao receber o .docx com os 60 posts inicio a “pós-produção”:

  • controlo de qualidade: usando o novo “Índice” do blog, verificar se falta algum post – o ficheiro do Pedro passa no teste “sem espinhas” – impecável, não falta nenhum! :-)
  • eliminar linhas em branco a mais, junto aos títulos
  • inserir páginas separadoras com o nome do mês
  • inserir rodapé com URL do blog e numeração: página actual / total de páginas
  • copiar para o .docx as páginas “especiais” do blog:
    “Índice”, “Sobre” e “Equipa”
  • fazer:
    agradecimentos (essencial: obrigadão, Pedro! :-)
    capa e contracapa (com a lista da “Documentação” com os detalhes operacionais do “Desafio”)
  • gravar como .pdf
  • controlo de qualidade: o URL no rodapé do .pdf não é um link activo… – aparentemente é um bug do Word ao gravar em .pdf, pois o link está activo ao gravar em .docx

Publicar online

Para permitir a pré-visualização do .pdf, publico o ficheiro no Scribd

Para permitir o download fácil do .pdf (o Scribd e o Google Docs obrigam a ter conta no serviço…), escolho o Box.net
Simples, eficaz e gratuito, uso o Box.net desde 2008 para disponibilizar o ebook “Quero Voar!”

Distribuição / Divulgação viral

Falta só divulgar no blog (publicar este post ;-) e enviar um email à equipa e aos amigos que estão a acompanhar e a apoiar o projecto.

Manutenção / Preservação de links

No início de cada mês:

  • produzir uma nova versão do ficheiro .pdf, acrescentando os posts do mês anterior ao ficheiro .docx
  • actualizar o ficheiro .pdf no Scribd e no Box.net, com sobreposição da versão “antiga”

Sem sobreposição, ao publicar uma nova versão do ebook, o link para o Scribd e Box.net teria que mudar.
Isso daria trabalho desnecessário e “quebraria” os links espalhados pela web, em emails, blogs, comentários, tweets, etc.
E a gente não quer isso, não é? ;-) LOL

Ebook: Preview / Download

Clique aqui para… Ver o ebook ~ Fazer o download do ebook

0 Responses to “Ebook do “Making Of””



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgar este blog

Bookmark and Share

Apoios

Ruído Visual (Design/Branding)

Comentários Recentes

Arquivos

Estatísticas

  • 1,857 visitas

Twingly BlogRank

Twingly BlogRank

%d bloggers like this: