As novidades tardam mas não faltam

Após algumas semanas em que só foi possível actualizar a secção “Ponto de situação” na página de entrada do blog, seguem abaixo os detalhes do que se tem passado nos bastidores do “Desafio 10 Milhões”:

Recorde: Candidatura

Por vezes, vale a pena recuar e rever o que já se fez. Antes de contactar a Realizar, decidi voltar ao site oficial do Guinness World Records (GWR). Queria confirmar se tinha mesmo esgotado todas as possibilidades de candidaturas ao recorde.
Ao repetir as pesquisas que fiz ao longo do Verão, deparei com uma categoria que me tinha “escapado”: “largest photo exhibition”.

Ou seja, tentar montar um cartaz/poster gigantesco com milhões de fotos pode ser facilmente visto como a “maior exposição fotográfica do Mundo”. Faz sentido.

Decido fazer uma última tentativa. No dia 26 de Setembro enviei uma nova candidatura (a última, espero :-) para o Guinness. Vamos torcer para que as “malditas” regras não nos estraguem os planos…

Segundo a pouca informação (!) disponível online, o recorde actual, batido no Reino Unido, é de uma exposição com 138.000 fotos.

É fácil perceber que todo este esforço não é por causa de um detalhe sem importância: é preciso definir concretamente qual o recorde que se pretende bater. Isso é fundamental para a divulgação do “Desafio 10 Milhões” e para a elaboração dos materiais como posters, cartazes, folhetos…

Confesso que, dada a minha inexperiência nesta área, subestimei este assunto. Compreender como tudo isto dos “recordes” funciona demorou muito mais tempo do que era previsto. A burocracia das candidaturas, a escolha da categoria para a candidatura, a demora nas respostas, a inflexibilidade das regras

Esperemos que seja desta :-)

Branding: Rigor / Normas e standards

Depois de escolher as duas cores definitivas para o logótipo, foi necessário fornecer à Ruído Visual os respectivos valores PANTONE, uma norma internacional muito conhecida de referência de cores. Os valores PANTONE (ou CMYK, outra norma) são fundamentais para obter cores consistentes na impressão de posters, folhetos, etc.

Como não tenho catálogos PANTONE (são caríssimos, tipo “400€ o conjunto”!), pedi ajuda a um casal de designers meus vizinhos: o Jorge e a Cristina S. O Jorge, que é Editor de Arte numa conhecida revista masculina, foi espectacular! e conseguiu disponibilizar rapidamente os catálogos que usa (uma mala deles!).

Estivemos os três a “revirar” os catálogos mais de uma hora, até acharmos as duas cores PANTONE que nos pareciam adequadas:

  • para o vermelho: PANTONE 199 C e PANTONE 199 M
  • para o azul: PANTONE 278 C e PANTONE 278 M

Pelo caminho aprendi que o “C” significa “solid coated” (para impressão em papel brilhante, com revestimento de verniz) e o “M” é “solid matte” (para papel “baço”, sem brilho).

Branding: Consistência / Legibilidade

Após enviar as cores PANTONE à Ruído Visual surgiram dúvidas. A combinação de cores escolhida pode ter problemas de legibilidade, devido ao contraste vermelho/azul. Ou seja, é possível que as cores do logótipo (ainda) venham a mudar…

Pois, eu sei. Este assunto já devia estar terminado, mas vamos ter que ter que ter consenso neste assunto antes de o encerrar.
Just for the record, que não haja dúvidas: estamos todos interessados em avançar :-)

Branding: Registo de Marcas

Tal como previsto, não houve nenhum contratempo com a aprovação das marcas registadas no INPI.
As marcas “Desafio 10 Milhões” e “Desafio 10M” foram legalmente aprovadas em Setembro e a 8 de Outubro foi feito o pagamento de 50€ relativo aos dois registos (25€ cada!).

Pelo menos este assunto está encerrado :-) LOL

Projecto: Despesas

Este pagamento elevou para 832,85€ o custo do “Desafio 10 Milhões” entre Abril e Outubro de 2009, suportados estoicamente sem subsídios estatais nem de Bruxelas ;-)
Relembro que este é um projecto “ultra low-cost” :-) onde só se fazem as despesas indispensáveis.

A lista das despesas está no Google Docs. Isto é que é transparência :-)

Financiamento: 1º Sponsor (“Lead sponsor”)

Está planeada para esta semana uma reunião para apresentação do projecto “Desafio 10 Milhões” à Movicortes, um importante grupo industrial da região de Leiria, conhecido pelo seu envolvimento e apoio a iniciativas sociais, desportivas e culturais.

Tal como foi dito anteriormente, é possível que surjam algumas despesas nas próximas semanas e é bom poder contar com um pequeno apoio financeiro ou logístico caso seja necessário.

Mais detalhes brevemente ;-)

Recorde: Maior Exposição Fotográfica (“Largest Photo Exhibition”)

Recordes mundiais mais recentes:

0 Responses to “As novidades tardam mas não faltam”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgar este blog

Bookmark and Share

Apoios

Ruído Visual (Design/Branding)

Comentários Recentes

Arquivos

Estatísticas

  • 1,857 visitas

Twingly BlogRank

Twingly BlogRank

%d bloggers like this: