Problemas? Não: Oportunidades!

Durante o mês de Novembro surgiram várias novidades importantes.
Vamos lá então pôr a conversa em dia :-)

Projecto: Recorde

O email chegou no dia 19 de Novembro ao fim da tarde, e não podia ser melhor :-) Dizia só isto:

Claim ID: 280264
Membership Number: 236860

Dear Mr Silva,
Thanks for your enquiry. Yes, this will be acceptable.

Yours sincerely,
Ralph Hannah
Guinness World Records

O que isto quer dizer? Qual era a pergunta feita ao Guinness World Records (GWR) três semanas antes?
Era preciso saber se o GWR autorizava a impressão dos conjuntos de fotos (com 15x10cm) em folhas de papel com 2mx1m.
E o GWR confirmou que sim. Excelente!!! 5*!!!

Este pequeno grande detalhe técnico é fundamental, pois significa que as fotos não terão que ser montadas/coladas à mão, individualmente. Óptimo!

Projecto: Solidariedade

No dia seguinte, a 20 de Novembro, decorreu a reunião com Madalena P. da Call to Action. Muito amavelmente, dispôs-se a fazer um pequeno “brainstorming” sobre o “Desafio 10 Milhões” entre uma sopa e um folhado, algures nas Galerias Twin Towers em Lisboa :-)

A ideia inicial era simplesmente validar o objectivo solidário do “Desafio 10 Milhões”: fazer um donativo monetário significativo ao “País Solidário” (liderado pela Fundação Calouste Gulbenkian), através do envolvimento de um grande “sponsor”.

Ao fim de uma hora e meia, acabámos por ir um pouco mais longe, com ela a partilhar, de forma entusiástica e desinteressada, importantes conceitos e técnicas na área de “fund raising”.

Resumidamente:

  • é fundamental “planear, planear, planear e depois… planear”, e só depois executar (e eu convencido que planeava demais ;-)
  • é extremamente importante tentar orçamentar todos os custos do projecto, o mais cedo possível (mesmo que seja por excesso – corrigem-se os valores em baixa mais tarde)
  • o convite/contacto com o patrocinador principal deverá ser feito o mais cedo possível (para que este possa orçamentar a participação com a devida antecedência, e associar a respectiva “marca” ao projecto o mais cedo possível) – neste ponto discordámos… :-)
  • quanto à implementação do site, confirmou que a FullSix poderá ser um excelente parceiro, dado o seu elevado nível técnico
  • considerou um bom “trunfo” (no contacto com os patrocinadores) a recentíssima autorização do GWR em relação à impressão digital dos “painéis” com as fotos :-)

Como a actividade da Call To Action é justamente a consultoria em “fund raising”, não era justo nem apropriado abusar mais da boa vontade e generosidade da Madalena P., pelo que o almoço foi encerrado com o acordo de que qualquer futuro apoio formal da Call To Action ao “Desafio 10 Milhões” teria que ser devidamente orçamentado. Fair enough.

Uma vez mais fico profundamente reconhecido e agradecido pela disponibilidade e interesse que tantas pessoas têm manifestado em relação a esta iniciativa.

A progressão deste projecto é, em larga medida, resultado dessa generosidade e partilha de conhecimentos.

Projecto: Lead Sponsor

Num projecto desta natureza é inevitável surgirem pequenos contratempos.
A 30 de Novembro surgiu um, na resposta da Movicortes ao pedido de apoio financeiro ao “Desafio 10 Milhões”.

A título de curiosidade, para se poder avaliar o tempo que este tipo de parcerias e negociações pode implicar, o convite inicial ocorreu a 17 de Agosto de 2009, a reunião em Leiria foi a 30 de Outubro, e a resposta com a decisão chegou a 30 de Novembro :-)

Concretamente, a Movicortes neste momento não pode apoiar o “Desafio 10 Milhões” devido a diversos compromissos assumidos previamente com outras iniciativas locais na área solidária, cultural e desportiva. A resposta foi muito amável e cortês mas, infelizmente (para nós), negativa.

Talvez a minha apresentação não tenha sido suficientemente convincente ou esclarecedora. Talvez o momento não seja o mais oportuno. Talvez os montantes propostos para financiamento fossem demasiado elevados…

Mas vejamos as coisas sobre o ponto de vista positivo… :-)

Projecto: Organização / Despesas

A decisão da Movicortes obrigou a uma saudável reflexão :-) sobre os pressupostos e o objectivo solidário do “Desafio 10 Milhões”.

Concretamente:

  • o objectivo solidário do “Desafio” tem sido um donativo monetário ao “País Solidário”
  • esse donativo seria feito por um grande patrocinador (“sponsor”)
  • se não for possível arranjar esse patrocinador, o “Desafio” perderia a sua razão de ser, tornando-se uma mera iniciativa mediática inconsequente…

Projecto: Lições aprendidas / Balanço

Dada a situação (ainda) débil das empresas nacionais, e das reservas manifestadas pelo João M. da TESE, e da Madalena P. da Call To Action, é possível/provável que haja dificuldade em conseguir obter um donativo significativo mesmo de um grande sponsor…

Ou seja, reduzir o objectivo do “Desafio 10 Milhões” à angariação de um “cheque” para entregar ao “País Solidário” é pôr todos os ovos no mesmo cesto e arriscarmo-nos a ter uma surpresa no 1º trimestre de 2010…

Por outro lado, há certos aspectos desta iniciativa que, tal como foram planeados até agora, podem vir a ter um custo desnecessariamente elevado, como:

  • a contratação para o desenvolvimento do site oficial
    (para recolha das fotos dos participantes)
  • o desenvolvimento do site em duas fases
    (1ª fase versão básica/viral + 2ª fase versão completa)
  • a campanha nacional de divulgação
  • a impressão e montagem dos “painéis” com as fotos
  • o local escolhido para a montagem inicial da exposição
  • a homologação imediata do recorde
    (ou seja, “contratar” a presença do representante do GWR)

Projecto: Reengenharia

Qual a conclusão desta algaraviada? ;-) “Back to basics” + “keep it simple!”

O planeamento do “Desafio 10 Milhões” vai ser revisto para “simplificar e reduzir”:

  • reduzir os custos previstos
  • eliminar ideias e sub-tarefas desnecessárias
  • tornar os objectivos mais simples, humildes e realistas

Simplificando os objectivos e as tarefas, o projecto fica mais barato, mais fácil de gerir e mais rápido de implementar.

É muito provável que o objectivo solidário do “Desafio” seja também revisto (eliminando o seu carácter monetário), mas mantendo sempre o espírito inicial: “fazer algo de real, útil e consequente pela comunidade”.

Mais novidades sobre o relançamento do “Desafio 10 Milhões” no próximo post :-)

0 Responses to “Problemas? Não: Oportunidades!”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Divulgar este blog

Bookmark and Share

Apoios

Ruído Visual (Design/Branding)

Comentários Recentes

Arquivos

Estatísticas

  • 1,857 visitas

Twingly BlogRank

Twingly BlogRank

%d bloggers like this: